Fórum A Sabedoria Divina - O Livro "Da Assinatura das Coisas"

«Este livro é um verdadeiro Espelho místico da mais alta Sabedoria. O melhor Tesouro que um Ser Humano pode alcançar neste Mundo é o verdadeiro Conhecimento; mesmo o Conhecimento de si mesmo. Pois o Ser Humano é o grande Mistério de Deus, o microcosmo, ou o Resumo completo de todo o Universo. Ele é o Mirandum Dei opus, a Obra-prima de Deus, um Emblema vivo e Hieróglifo da Eternidade e do Tempo. Portanto, o saber de onde ele é, e quais são o seu Ser e Bem-estar temporal e eterno, deve necessariamente ser aquela ÚNICA Coisa necessária, à qual todo o nosso principal Estudo deve visar, e em comparação com o qual toda a Riqueza deste Mundo é apenas escória, e uma perda para nós.

Daí Salomão, o mais sábio dos reis de Israel, dizer: Feliz é o Ser Humano que encontra a Sabedoria, e o Ser Humano que obtém o Entendimento, pois a sua Mercadoria é melhor do que a Mercadoria de Prata, e o seu Ganho do que o Ouro Fino. Ela é mais preciosa do que os rubis, e todas as coisas que podem ser desejadas não podem ser comparadas com ela.

Esta é aquela Sabedoria que habita no Nada, mas apesar disso possui todas as Coisas, e a humilde Alma resignada é o seu companheiro de jogo. Esta é a Aloquia Divina, a Inspiração do Todo-Poderoso, o Sopro de Deus, a Santa Unção, que santifica a Alma para ser o Templo do Espírito Santo, que a instrui corretamente em todas as coisas, e busca as Profundezas de Deus.

Esta é a pérola preciosa, cuja Beleza é mais gloriosa e cuja Virtude é mais soberana do que o Sol. Ela é um conforto infalível em todas as aflições, um bálsamo para todas as feridas, uma panacéia para todas as doenças, um antídoto seguro contra todos os venenos, e até mesmo contra a própria Morte. Ela é aquela Companheira e Guia Alegre e segura, que nunca abandona o Ser Humano, mas que o conduz através deste Vale de Miséria e Morte, até ao abençoado Paraíso da perfeita Bem-aventurança.»

❓ A Sabedoria santifica a Alma para ser o Templo do Espírito Santo?



Início » O Livro "Da Assinatura das Coisas"

Comentários

  1. Pergunta: Na Introdução, quando Sédir diz «por causa da insuficiência da sua cultura literária», está a dizer que o Boheme é ‘insuficiente‘ na cultura literaria?

    Resposta: Sim, o Boehme tinha uma grande insuficiência literária. O pai era agricultor, e como viu que o filho era franzino para a agricultura, mandou-o aprender a profissão de sapateiro. Ou seja, ele não frequentou um ensino académico, para além da escola da sua aldeia. A escrita dele é muito deficiente. Quem estuda o Boehme tem que tentar adivinhar o que é que ele queria dizer. Quem faz a tradução do alemão original para as outras línguas, ou para o alemão moderno, enfrenta muitas dificuldades. Principalmente, o pensamento dele era muito errático. Em vez de estruturar aquilo que pretendia escrever num livro, como faz qualquer escritor para ser compreendido, ele ia escrevendo conforme as ideias lhe iam surgindo. Ele tinha uma boa visão do mundo e das realidades do mundo, mas tinha uma enorme dificuldade em se exprimir.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares no Fórum

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Tao Te King

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Anfiteatro da Sabedoria Eterna

Fórum A Sabedoria Divina - A Vida de Jacob Boehme