Fórum A Sabedoria Divina - Jacob Boehme e a Teosofia

Durante o século 17, graças aos editores das obras de Boehme, difundiu-se o uso da palavra teosofia para designar uma corrente esotérica que surgiu, entre outras, no século 16, e à qual podemos associar, na época, Valentin Weigel (1533-1588), Heinrich Khunrath (1560-1605) e Johann Arndt (1555-1621). A teosofia não é uma doutrina propriamente dita, mas uma atitude filosófica e religiosa, e uma forma específica de pesquisa espiritual, que etimologicamente significa "sabedoria de Deus".

Com a obra de Boehme, a teosofia adquire, além dum certo pluralismo doutrinário, as suas características definitivas, que Antoine Faivre sintetizou em três pontos: 1) Deus, homem e natureza são associados para fazer objeto de especulação a partir de fenómenos de iluminação; 2) Os aspectos míticos da revelação cristã são privilegiados pelo teósofo, que encena Adão, Lúcifer, os anjos, mas também a Sofia ou o andrógino primitivo; 3) O ser humano possui a capacidade de acessar imediatamente o mundo divino, para que possa esperar, com uma interpenetração do divino e do humano, associar o seu espírito a um corpo de luz para vivenciar um segundo nascimento.

Segundo Pierre Deghaye, a teosofia de Boehme surge da conjunção entre o Hermetismo representado por Paracelso e o misticismo alemão, que juntos prefiguram o seu sistema. Algumas analogias também podem ser traçadas entre a Cabala judaico-cristã, frequentemente associada à teosofia, e a sua cosmogonia mística.

❓ Como Jacob Boehme conjugou o Hermetismo de Paracelso com o misticismo alemão?



Início » Jacob Boehme e a Teosofia

Comentários

Mensagens populares no Fórum

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Tao Te King

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Anfiteatro da Sabedoria Eterna

Fórum A Sabedoria Divina - A Vida de Jacob Boehme