Fórum A Sabedoria Divina - Jacob Boehme e a Virgem Maria

Boehme acreditava que o Filho de Deus se tornou humano através da Virgem Maria. Antes do nascimento de Cristo, Deus reconhecia-se como virgem. Esta virgem é, portanto, um espelho da Sabedoria e conhecimento de Deus. Boehme vê Maria dentro do contexto de Cristo. Ele não se dirige muito a questões dogmáticas, mas ao lado humano de Maria. Como todas as outras mulheres, ela era humana e, portanto, sujeita ao pecado. Somente depois que Deus a elegeu, com a sua graça, para tornar-se na mãe do seu Filho, é que ela herdou o estatuto de Imaculada. Maria não moveu o Verbo, foi o Verbo que moveu Maria, diz Boehme, para explicar que toda a sua graça veio de Cristo. Maria é "bem-aventurada entre as mulheres", não devido às suas qualificações, mas devido à sua humildade. Maria é um instrumento de Deus; um exemplo do que Deus pode fazer: Não será esquecido em toda a eternidade, que Deus se fez humano nela.

Boehme não acreditava que Maria fosse a Sempre Virgem. A sua virgindade, depois do nascimento de Jesus, é irrealista para Boehme. A verdadeira salvação é Cristo, não Maria. A importância de Maria, humana como cada um de nós, é que ela deu à luz Jesus Cristo como ser humano. Se Maria não fosse humana, segundo Boehme, Cristo seria um estranho e não nosso irmão. Cristo deve crescer em nós como cresceu em Maria. Ela tornou-se abençoada por aceitar Cristo. Num cristão renascido, como em Maria, tudo o que é temporal desaparece e apenas a parte celeste permanece por toda a eternidade. A peculiar linguagem teológica de Boehme, que envolve o fogo, a luz e o espírito, permeia a sua teologia e as suas visões marianas.

❓ A Virgem Maria, através do estudo do Antigo Testamento, fez a Sabedoria entrar no santuário da sua alma para aí se estabelecer? Isto fez descer o Espírito Santo sobre a Sabedoria? Desta união resultou o corpo novo, ou corpo crístico, ou Jesus Cristo?



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