Fórum A Sabedoria Divina - Gnose, misticismo e teologia simbólica

A Gnose é antes de tudo o conhecimento dos mistérios, mas em Boehme, é semelhante à interpretação dada pelo Gnosticismo. Ela é, de fato, objetivada pelo mito e não constitui conhecimento racional produzido pela atividade do nosso entendimento. Ao contrário, ela é recebida de cima e alimenta a nossa imaginação, a única que pode aproximar-se do que ultrapassa infinitamente a nossa razão. O mito, longe de ser uma ficção ou uma forma inferior de conhecimento, torna-se então no seu modo superior, substituindo assim a ciência dos seres humanos.

O pensamento mítico caracteriza-se, em particular, por uma concepção dum tempo do mito, situado nas origens, e pela personificação das forças que presidem ao nascimento dos mundos. Na cosmogonia do teósofo, essas forças seguem um ciclo que começa com o primeiro nascimento do mundo, continua com a sua corrupção e termina após um segundo nascimento. O mito é, neste sentido, a história da cosmogonia primordial e final.

Boehme elabora assim uma verdadeira teologia simbólica que se opõe na sua abordagem à teologia abstrata e se afasta dela do ponto de vista doutrinário. Ela assume um caráter esotérico: uma natureza superior esconde-se sob a aparência da natureza perecível e o nosso corpo composto de matéria grosseira esconde também um corpo espiritual ou “celeste” que permaneceu em relação com a natureza primordial. De acordo com a nossa condição celeste, o céu está dentro de nós, mas para que ele se manifeste, temos que nascer de novo.

❓ Qual a importância da Imaginação para Jacob Boehme?



Início » Gnose, misticismo e teologia simbólica

Comentários

Mensagens populares no Fórum

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Tao Te King

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Anfiteatro da Sabedoria Eterna

Fórum A Sabedoria Divina - A Vida de Jacob Boehme