Fórum A Sabedoria Divina - A Divindade e o Ungrund

Segundo o historiador das ideias Sean McGrath, a maior contribuição de Boehme para a cosmogonia está na sua concepção original da vontade de Deus. A vontade divina de Boehme designa a pulsão ou força que produz o ser e, nesse sentido, constitui um princípio ainda mais fundamental e originário do que o próprio ser. É de acordo com o seu livre arbítrio que Deus gera toda a realidade, inclusive a sua. Motor (primum movens) da vida do mundo, esta vontade é também motor da vida divina, ato puro pelo qual Deus se engendra e nasce na consciência. Corresponde ao seu desejo de produzir uma imagem e de se dar a conhecer. Nesse sentido, já é uma característica divina, e, portanto, não é como vontade, mas como Ungrund, que o próprio Deus é então definido, de forma negativa. Assim como na teologia negativa, Deus é pensado por Boehme como inefável, sem dualidade ou distinção, mas ao contrário dessa tradição, é Deus como tal – chamado “Divindade” – que se identifica com o nada, com o não-ser, ou com a “não-dualidade” que precede a vontade (necessariamente dual porque se divide entre um “querer” e um “ter querido”).

Segundo Boehme, o Ungrund é um ser absoluto abaixo de todo ser, um princípio que precede a própria existência, que ela produz de forma puramente gratuita e contingente; é um nada inconsciente e escuro que engendra tudo o que livremente desejou ver revelado. O próprio termo Ungrund denota a escuridão insondável e o vazio absoluto da divindade de onde emerge a luz da criação. A característica do nada é faltar tudo, ele aspira a ser: uma raiz de desejo de existência então germina profundamente dentro dele. Essa raiz acende como uma faísca que traz o ser do não-ser e a luz das trevas. Através de um processo evolutivo subsequente, é a "Divindade", ou seja, a divindade original, que gradualmente toma consciência da sua própria realidade. E uma vez que realiza tudo o que concebe, a Divindade gradualmente torna-se no Deus criador do mundo e de si próprio.

❓ Para Jacob Boehme, o Ungrund (o Sem Fundo) já é a Divindade? Quando é que a Divindade dá origem a Deus?



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