Fórum A Sabedoria Divina - O Livro "O Ser Humano Virginal"

As especulações modernas sobre o andrógino destacaram uma fórmula que Boehme aplica por um lado a Adão, tal como ele era antes da queda, por outro lado a Cristo, o segundo Adão. Ambos são o ser humano virginal que é o símbolo da humanidade perfeita e a quem Boehme chama em alemão die männliche Jungfrau. Boehme diz deste ser humano que ele é homem e mulher. Ele afirma ao mesmo tempo que não é nem homem nem mulher.

Adão é, portanto, esse ser humano perfeito do início dos tempos e Cristo reencarna-o na perspectiva da consumação dos tempos. Se imaginarmos no início um ser perfeito que era quer homem e mulher num único corpo, quer nem homem nem mulher, é de fato por causa daquilo que Adão se tornou posteriormente e por uma projeção num passado primordial. Tendo o homem e a mulher se tornado seres distintos, separados, nós os vemos a princípio reunidos, ou então ainda não eram nem macho nem fêmea.

O texto completo de O Ser Humano Virginal encontra-se AQUI.

❓ Ao casal humano correspondem outros casais de contrários na natureza. Como se traduz essa correspondência termo a termo? O homem é o equivalente da luz? É o princípio diurno, luminoso, solar? A mulher é a sombra? É assim que Jung vê a diferença entre os sexos e a sua abolição através de uma totalidade que reunisse a luz e as trevas. Como é para Boehme?



Início » O Livro O Ser Humano Virginal

Comentários

Mensagens populares no Fórum

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Tao Te King

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Anfiteatro da Sabedoria Eterna

Fórum A Sabedoria Divina - A Vida de Jacob Boehme