Fórum A Sabedoria Divina - A Vida de Jacob Boehme

Jacob Boehme nasceu em Alt-Seidenberg perto de Görlitz. Os seus pais eram camponeses que o enviaram para aprender a ser sapateiro em Seidenberg. Em 1599 mudou-se para Görlitz, onde prosperou como mestre sapateiro. Ainda jovem, Boehme teve visões místicas. Isto repetiu-se à medida que envelhecia, e ele convenceu-se de que os mistérios internos do universo lhe haviam sido revelados. Ele tinha-se, como disse, "envolto na Luz Divina", e decidiu escrever um relato das suas visões, Aurora (1612). Este trabalho chamou logo a atenção do pastor luterano de Görlitz, que tentou expulsar Boehme da cidade como um "vilão cheio de piedade". As autoridades da cidade, no entanto, permitiram que Boehme permanecesse com a condição de que ele não escrevesse mais livros.

Boehme não escreveu nada por 5 anos, mas então, encorajado por uma visão, ele sentiu-se novamente compelido a compor obras que exporiam as suas ideias. O resultado foi um número surpreendente de escritos, principalmente de natureza filosófica, teológica e devocional. As suas obras mais importantes incluem Von der Gnadenwahl (Predestinação), Mysterium magnum (Grande Mistério) e Der Weg zu Christo (O Caminho de Cristo; todos de 1623). A última obra é uma coleção de quatro das suas obras devocionais que tratam do verdadeiro arrependimento, da verdadeira resignação, da regeneração e da vida supra-sensual.

Por causa da oposição do pastor luterano, Boehme foi finalmente obrigado a deixar Görlitz. Foi para Dresden, onde foi calorosamente recebido pela comunidade intelectual. Mas logo retornou a Görlitz e, pouco depois da sua chegada, morreu aí a 17 de novembro de 1624.

❓ Em que medida a vida de Jacob Boehme influenciou a sua espiritualidade?



Início » A Vida de Jacob Boehme

Comentários

  1. Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo excelente conteúdo, coisa muito rara na internet. Jacob Boehme é sem dúvida, como dizia Louis-Claude de Saint-Martin, a alma mais nobre que pisou a Terra depois do Divino Reparador. Boehme é o grande mestre do pensamento divino, foi aquele que mais penetrou na essência divina de forma pessoal. É o maior mestre do Cristianismo Universal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Khetelbey!
      Também penso que Jacob Boehme elevou o Cristianismo até ao seu ponto mais elevado. A profundidade com que consegui ler no Livro Sagrado e no Livro da Natureza não tem paralelo com nenhum outro autor, quer antes dele, quer depois dele.
      Cordiais Saudações.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares no Fórum

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Tao Te King

Fórum A Sabedoria Divina - A Espiritualidade do Anfiteatro da Sabedoria Eterna